top of page

[Plano de aula] Critérios de textualização


Disciplina: Leitura e Produção Textual Carga horária: 02 aulas/50 minutos Turma: 2º D Data: 20/09/17 Professor: Douglas Silva Fernandes

1- Conteúdo * Critérios de textualização: visão geral * Coesão * Coerência * Intencionalidade * Aceitabilidade * Situacionalidade * Intertextualidade * Informatividade

2- Objetivo A aula ministrada tem o intuito de conceituar o texto visando a sua essência. O texto é uma linguagem usual, semântica e formal, outros fatores contribuem em vários aspectos para a compreensão do texto, serão discutidos na aula a definição desses fatores para o seu devido uso.

3- Metodologia Será apresentado e discutido o conteúdo para que todos entendam e consigam realizar após a aula as atividades propostas referente ao assunto, visto que serão corrigidas em sala para abrir novas dúvidas, depois será apresentada uma dinâmica relacionada ao conteúdo trabalhado

4- Recursos Projetor, lousa, o texto indicado pela professora e outros citados na referência. Dinâmica (folhas sulfite e bombons).

5- Atividade Será proposta a atividade que segue abaixo

____________________________________________________________________________________________________

Atividades

1- O texto é uma unidade de linguagem em uso, semântica e formal. E como uma ocorrência escrita e falada deve apresentar três propriedades básicas. Quais são elas?

2- A coerência é responsável pela unidade semântica, pelo sentido do texto. Sendo assim, quais fatores devemos considerar para que um texto seja coerente?

3- O uso inadequado de elementos de coesão ocasiona contradição quanto o entendimento do texto, implicando a coerência. As frases a seguir precisam de conectivos, faça o devido ajuste.

a) Maria esteve na igreja para confessar. O padre não estava. Conectivo: b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Conectivo: c) O aluno estudou durante o bimestre. Ele conseguiu a nota desejada.

Conectivo:

4- Observe a tirinha de Garfield, de Jim Davis:

As histórias em quadrinhos têm como característica a construção de um discurso permeado pelo humor. Podemos afirmar que, na tirinha de Garfield, o elemento que confere humor ao texto surge de uma incoerência:

a) sintática b) pragmática c) estilística d) genérica e) semântica

Referências KOCH, I. V. A coesão textual. SP: Contexto, 1989. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page