top of page

[Plano de Aula] Iracema - José de Alencar

PLANO DE AULA

MATRIZ CURRICULAR: VÍDEO

CONTEÚDO CONTEMPLADO: LITERATURA E HISTÓRIA

TEMA: Romantismo no Brasil- 1ª fase do romantismo (nacionalista e indianista) inaugurada na obra Iracema, de José de Alencar

PÚBLICO ALVO: Ensino Médio (2ª Série)

DURAÇÃO: 4 h/a de 50 min. cada.

PROFESSORA: Silvana Tobias e Lucas Henrique Pires de Capua

OBJETIVOS

GERAIS:

Trabalhar a primeira fase do romantismo e a estrutura da obra Iracema, de José de Alencar.

Sensibilizar o caráter ético; reflexões acerca das condições de vida dos indígenas no Brasil.

ESPECÍFICOS:

Analisar a obra músico-histórico-literário entre o vídeo da escola de samba da Beija Flor “Iracema” e a obra “Iracema” (José de Alencar), juntamente com os alunos, considerações para a valorização do aspecto nacionalista e indianista no texto literário para formação de uma identidade cultural e quais valores que estão muito presente no nosso contexto atual.

CONTEÚDO

Contextualização histórica dos indígenas na sociedade brasileira. Romance de Jose de Alencar “Iracema”. Vídeo da escola de Samba da Beija- Flor sobre a obra Iracema.

METODOLOGIA

A explanação será realizada com o auxílio de computador e projetor multimídia. Serão abordados os conteúdos anteriormente por meio de imagens e ilustrações e/ou esquemas complementares no quadro;

Contextualizar sobre a bibliografia e obras de José de Alencar (nacionalista), enfatizando a figura indígena na obra “Iracema”, de Jose de Alencar;

Para que os alunos entendam a diferença entre dialogismo e intertextualidade, serão divididos grupos para a identificação de como ocorre esse processo textual.

RECURSOS

Será realizada a atividades com o auxílio de computador e projetor multimídia.

AVALIAÇÃO: PROVA

O aluno será avaliado pela responsabilidade de protagonizar a análise dialógica entre a música “Todo camburão tem um pouco de Navio negreiro” e o fragmento IV do poema “O navio Negreiro” a partir do grau de leitura e interpretação dos alunos após as aulas ministradas.

Será exigido do aluno ao final da prova, a apresentação do seu posicionamento reflexivo sobre a importância da formação cultural de um povo apresentado pela literatura, e como a mesma, se apresenta mais real que a própria história, pois é uma escritura escrita dentro de um contexto histórico.

REFERÊNCIAS

Barthes, Roland, 1915-1980: Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977/ Roland Barthes; tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. - São Paulo: Cultrix, 2013.

https://www.youtube.com/watch?v=pXkAH6vjyQU.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page